A LTA Longa, a figura maior como pano de fundo
- Márcio Lemos
- 11 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de set.
Estudos Gráficos passados
Aqui, vamos tentar sempre destacar alguns pontos que são, na imensa maior parte do tempo, esquecidos e colocados de lado pela Análise Gráfica padrão, aquela vista e discutida diariamente.
Por ora, continuo a priorizar imagem, o gráfico exposto numa imagem, sem vídeos.
No “Índice IMOB” e no papel “ITUB4”, destaquei 2 LTA’s longas, acima de 2,3 anos, nesse caso, 12 anos; no caso de ITUB4, poderíamos até falar de 13-13 anos e meio
Voltando no gráfico, vemos que os fundos-crashes estão associados a 3 grandes fundos; o 1o, no Subprime EUA, ano 2008, o 2o, associado ao Bear-Market IBOV-2010-16, mas atingindo com maior força o setor financeiro no período 14-16; o 3o, na pandemia-2020
Por que destacar esse tipo de mentalidade em Análise Gráfica ?
Muitos papéis, quando olhados nos prazos menores, produzem falsos rompimentos pra cima ou pra baixo, caracterizados por “picotes”; traçar uma LTA um pouco mais longa, ou desse tamanho, 12-13 anos por exemplo, busca um barômetro maior que explique alguns rompimentos traiçoeiros-rápidos
Algo do tipo… tem alguma coisa aqui a ser vista além dos suportes, resistências, suportes-resistências fracas ?
Esse comportamento não acontece da noite pro dia… você incorpora ao longo do tempo.. olhando, analisando muito gráfico
Marquei abaixo em círculos azuis esses movimentos… quando vc leva as resistências-suportes de um lado pra outro.. tanto nos intervalos curtos ou longos, há vários desses falsos-rompimentos…
ITUB4, Diário, escala log

A figura macro pode eliminar ou amenizar boa parte desse “ruído”
Obviamente, uma das ferramentas maiores, e das que eu mais gosto, é o “IFR”... no caso, configurado pra 14 períodos, o “IFR14”; tanto aliado a figura maior, como isoladamente, ele também serve pra eliminar algum ruído.
Por ora, e nesse post, focamos a Análise Gráfica numa figura maior… a LTA Longa
“ITUB4”
ITUB4, semanal, escala log

O gráfico do índice “IMOB” e sua LTA-12 anos tem a mesma essência, embora, quando tratamos de suportes-resistências para índices, o quadro se torne mais desafiador do que “papel”; papel tende a ter “suportes-resistências” mais claros (não foi o caso do destaque visto acima para ITUB4, justamente pra lembrar da figura maior ); índice setorial é consequência da ponderação de vários papéis… mais um motivo pra vc começar a olhar as figuras maiores..
Identificar um padrão consistente… as figuras maiores… começou a subir “demais”, começou a corrigir forte… quedas abruptas… enfim… tenha a figura maior como pano de fundo.. volte nela com frequência… debruce-se sobre ela… 1-2 anos ? 1-2 anos pode não ser razoável… volte mais… veja se tem algo no intervalo de 3,4,10 anos…
Mais uma vez…
Manter essa mentalidade exige uma mudança drástica, principalmente porque a Análise Gráfica, praticamente “desde sempre”, é voltada pra figuras curtas, intervalos curtos.. isso, volto a dizer, exige tempo.
No índice IMOB abaixo, a LTA-12 anos ainda coincidia com o fundo da pandemia… mais 1 alerta… mais uma informação crucial
“IIMOB”
15-01-2022, semanal, escala log

Comentários